Depoimentos

 

O panorama do teatro infantil vai ganhar muito com o espetáculo que Ana Barroso e Monica Biel estão produzindo. A História de Topetudo, uma adaptação livre de um conto de Perrault, encanta e educa as crianças, e é também um momento de grande prazer para os adultos que o assistem.

Maria Clara Machado




Acompanho o trabalho de Ana Barroso e Monica Biel há muitos anos e posso afirmar, com convicção, que são raros os artistas que somam ao talento tanta dedicação ao teatro que fazem. É preciso primeiro dizer que elas são artistas completas: atrizes, diretoras, dramaturgas. E acrescentar que é extraordinária a vocação delas para o teatro destinado ao público infantil e juvenil. E quando digo que são artistas raras, me refiro a como, em cada criação delas, é notável a dedicação à pesquisa, ao estudo, ao treinamento. Tudo isso, somado a vocação e a permanência – há muitos anos, elas estão sempre com um espetáculo em cartaz e preparando outro -, explica a qualidade do teatro que fazem.


Aderbal Freire-Filho




As atrizes Ana Barroso e Monica Biel podem, certamente, representar o que de mais criativo se produz no teatro brasileiro para as jovens platéias. Suas perfomances como a dupla de palhaços, Lasanha e Ravioli, estão entre os melhores momentos da cena brasileira.

Geraldo Carneiro



Ana Barroso e Mônica Biel completaram em 2006 dezesseis anos de parceria, com um trabalho de forte proposta autoral. O trabalho da dupla consiste também no reconto de contos de fadas. Mas possui alguns diferenciais, o que valoriza a importância da análise de seu trabalho e em específico o texto escolhido nesta dissertação. E por isto a dupla tem conquistado a crítica especializada e tem um público já cativo. 

 

(...) O texto teatral Lasanha e Ravioli in Casa se revela uma propícia iniciação da criança no universo teatral, tanto em sua palavra, como em sua conseqüente transposição para cena, e se torna um exemplar de proposta artística com forte característica autoral renovadora para a dramaturgia (e conseqüentemente o teatro) infantil.

 

(...) Lasanha e Ravioli in Casa é um texto teatral que significa teatro já em suas letras, pela própria história que conta: um processo de criação teatral. Pode agradar tanto uma criança pequena, quanto uma criança maior, tanto aos pais desta criança, como também a seus avós.

 

Adriana de Assis Pacheco Dacache

Trechos da Dissertação de Mestrado – Dramaturgia Contemporânea Infantil no Rio de Janeiro: a busca de novos caminhos - PUC – março de 2007